Gerard Way Completa 47 anos: Uma História de Sobrevivência e Superação

Gerard Way, também conhecido como vocalista do My Chemical Romance e o “pai dos emos”, está completando 47 anos hoje, dia 9 de abril. E é hoje que celebramos sua vida não só como uma trajetória musical gigante e inspiradora, mas também como uma jornada pessoal de superação. Ao longo dos anos, Gerard enfrentou batalhas internas profundas, lutando contra a depressão, ansiedade, além do abuso de álcool e drogas. Essa luta durou anos, contou com recaídas, mas Way mostrou o motivo de ser inspiração para tanta gente e conseguiu encontrar uma saída dos abismos emocionais que o consumiam. Dessa forma, Gerard Way encontrou “a luz no fim do túnel” e transformou suas próprias experiências em uma mensagem de esperança e apoio para seus fãs. O fim do My Chemical Romance, em 2013, foi uma última esperança para a sua recuperação, como Gerard mesmo conta, quando diz que terminou a banda para salvar sua própria vida.

Desde os primeiros anos de sua vida escolar até a faculdade, Gerard Way carregava o “peso” da ansiedade social, de ser um “weirdo” (“estranho”) – como todos nós. Essa ansiedade era algo constante, uma sensação avassaladora que o acompanhava diariamente, como ele mesmo comenta em diversas entrevistas. Quando a banda começou, Gerard precisou “dar um jeito” de se livrar da ansiedade, para conseguir gravar os álbuns e fazer os shows, e o jeito que encontrou foi destrutivo: drogas e álcool. Sobre essa época, Gerard comenta que se sentia um homem morto, atormentado pelos vícios que o ajudavam a deixar a timidez de lado para enfrentar o público. Contudo, foi em 2004 que esses problemas atingiram um nível perigoso e destrutivo. Especificamente durante a turnê pelo Japão, o risco iminente de acabar com sua vida foi um chamado à realidade que não pôde ser ignorado. Foi então que ele tomou a decisão firme de romper com esse ciclo autodestrutivo, reconhecendo pela primeira vez o perigo mortal que enfrentava.

“Sempre tive problemas em beber e misturar álcool com comprimidos, e isso começou a tomar conta de mim. Então, da mesma forma que eu funcionava apenas para cantar quando estávamos gravando o disco, eu funcionava apenas para fazer os shows quando fizemos a Warped Tour em 2004.”

My Chemical Romance em 2004. Foto: Justin Borucki

Gerard conseguiu ficar sóbrio, com o apoio dos colegas de banda, sua família e amigos, por vários anos, até ter uma difícil recaída entre 2010 e 2011. O álbum Danger Days tinha acabado de ser lançado e a fama estava sendo muito nociva para ele, quase que traumática. Isso acabou fazendo com que ele se isolasse do mundo, ficando sozinho e deprimido em quartos de hotel com as luzes apagadas e cortinas fechadas. Também nessa época, sua filha, Bandit, era apenas um bebê, e foi ela que o fez “voltar à realidade”, pois ele não queria que sua filha crescesse sem pai. E sobre esse momento, vou deixar que ele mesmo conte:

“Foi extremamente difícil para mim, e os quartos de hotel acabaram virando um lugar que eu me escondia. Eu não deixava nem o serviço de quarto entrar. Durante a turnê do Danger Days, eu estava lutando contra uma forte depressão e ansiedade. Por isso, eu tive uma recaída, não nas drogas, mas no álcool. Para sobreviver, eu estava me automedicando de novo e tinha esquecido como isso me fazia infeliz. Isso me levou àquele lugar sombrio novamente, mas desta vez havia mais em jogo. Comecei a enfrentar a realidade hipotética de Bandit não ter pai. Foi aí que comecei a levar isso a sério, pensando: ‘Quero que ela tenha um pai. Um cara que esteja presente. Porque de uma forma ou de outra – seja por morte ou por internação, ela vai ficar órfã de pai se eu continuar assim.”

Gerard e sua filha, Bandit, provavelmente em 2008. Foto: Lindsey Way via Instagram

E foi isso tudo que, em 2013, levou a banda ao seu fim. E é claro que todos nós ficamos muito chocados e tristes com essa notícia, mas depois que Gerard começou a falar sobre tudo isso mais abertamente, tudo fez sentido. Gerard até comenta que “ou acabava a banda, ou acabava minha vida” – e ainda bem que foi a banda.

E foi só depois do fim da banda que Gerard Way buscou ajuda, foi para a terapia e começou a se reerguer. Dessa forma, ele se tornou uma pessoa que falava (quase) abertamente sobre seus momentos sombrios, sobre como – e o que – o fez superar essa fase. E foi assim que essa jornada tumultuosa não apenas o transformou em um sobrevivente, mas também o elevou a uma posição de inspiração para inúmeros fãs ao redor do mundo, que enfrentam batalhas muito similares às que ele enfrentou. Sua coragem em enfrentar seus demônios internos, buscar uma vida de sobriedade e equilíbrio não apenas o salvou, mas também inspirou muita gente a fazer o mesmo – ídolos salvam. Ao longo dos anos, Gerard Way se tornou uma voz poderosa e compassiva nas discussões sobre saúde mental, destacando a importância da busca por ajuda e apoio.

Hoje, com a terapia em dia e com a perspectiva de uma nova era para o My Chemical Romance – me deixa sonhar, por favor, Gerard Way é uma pessoa transformada. Ele está mais radiante, mais autêntico, e mais feliz do que nunca, e isso é notado por seus colegas de banda, que comentam que, pela primeira vez, eles estão vendo Gerard ser ele mesmo, sem medo. No palco, ele se liberta completamente, vestindo-se como quer, agindo como quer, e se expressando com uma liberdade que é verdadeiramente inspiradora. Sua energia é contagiante e reflete a liberdade e a alegria que ele encontrou em abraçar sua verdadeira essência. Seu renascimento não é apenas uma inspiração para seus fãs, mas também um lembrete poderoso de que, mesmo nas profundezas da escuridão, há sempre a possibilidade de luz e renovação.

Feliz aniversário, Gerard Way. Obrigada por tanto!

Gerard e seu irmão, Mikey Way, em 2023, na Austrália. Foto: Coup de Main Magazine

Fontes:

Unwound & Unplugged: A Mental Health Benefit Concert & Panel

Gerard Way opens up about relapse into alcoholism before My Chemical Romance split

5 thoughts on “Gerard Way Completa 47 anos: Uma História de Sobrevivência e Superação

  1. Ah, como eu amo! O Gerard tem sido uma grande inspiração pra mim recentemente, não só em relação a saúde mental, mas estou mais uma vez inspirada a escrever, a tocar instrumentos, reacendeu minha paixão pela música… Muito feliz que ele tenha superado tanto e que esteja com a gente até hoje! Agora torcer pro MCR vir pro Brasil em breve, também tô aqui sonhando! ♥

  2. Esse cara é uma grande inspiração pra mim. Conheci o My Chemical Romance em dezembro de 2023, tem pouco tempo, eu sei, mas eles me fazem muito bem e me dão força para continuar, mesmo em tempos difíceis. Eu admiro demais o Gerard e eu o AMO MUITO, ele é uma das pessoas mais incríveis que eu já conheci, além dos outros meninos do MCR Feliz aniversário, Gee!!

  3. Me apaixonei Pelo Gerard way no momento que vi ele pela primeira na MTV em 2004
    Me lembro até hoje o quao eu o admirava por sempre lutar pelo seu melhor.tenho muito orgulho dele
    E torço muito para que ele o MCR venha para brasil um dia ,realizarei meu sonhos de adolescente.Amo demais eles ,eles marcaram minha vida ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *